Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Patuscada

A cozinhar enquanto conto umas histórias e mando umas larachas que não são bem histórias.

Patuscada

A cozinhar enquanto conto umas histórias e mando umas larachas que não são bem histórias.

Il Mercato do Chef Tanka

por Renato, em 28.01.17

Come Prima e Forno d’Oro são dois restaurantes pelos quais assina o Chef Tanka Sapkota. Algures no tempo recebemos a informação de que este Chef iria abrir um novo restaurante em Lisboa chamado Il Mercato. A abertura oficial do restaurante aconteceu a passada semana, tendo feito um soft opening até então. Nós fomos lá!

 

Nesta apresentação do Il Mercato, o chef Tanka dava a possibilidade de experimentar a sua comida através de um menu de degustação; também havia a possibilidade de provar outros pratos da carta.

 

Lá fomos nós para a nossa reserva das 20h. O restaurante fica no Pateo Bagatela em Lisboa, o que é bom porque tem estacionamento subterrâneo e, com sorte, é possível encontrar um lugar nos arredores.

 

Chegámos à hora marcada. Apesar de ser uma zona de restaurantes lado-a-lado, foi fácil perceber ao que íamos. Havia ali uma sofisticação diferente e mais qualquer coisa diferente dos outros: um mercado logo à entrada. 

 

IMG_6265.JPG

 

Sim, literalmente um mercado com polenta, legumes - que eu comia dali logo à dentada, incluindo aquela abóbora-manteiga crua -, massa fresca e outros produtos típicos italianos. 

 

IMG_6266.JPG

 

Lá ao fundo, uma garrafeira cheia de vinho, e não só, de origem italiana.

 

Não podia tirar fotografias, estava um aviso bem grande à porta. Eu respeitei. Respeitei até ver outros a tirar.

 

Após uns breves segundos à espera, chega o próprio chef Tanka para nos receber explicar o conceito do seu novo espaço. Logo a seguir serviu-nos um espumante, claro, Italiano e encaminhou-nos para a mesa.

 

Fomos para a nossa mesa e não podíamos de deixar de escolher o menu de degustação sugerido. Este menu incluía, e vou destacar o que me agradou mais, uns gnochis exceleeeeetes, uma lasanha bem diferente daquilo que estava habituado e uma focaccia boa mas diferente daquelas que tenho provado até aqui, isto é, uma consistência mais fofa mas com menos sabor do que aquilo que o meu cérebro conceptualiza como sendo uma focaccia.

 

IMG_6267.JPG

 

Não tínhamos hipótese senão regar este jantar com vinho Italiano (algo que sim senhor, faz sentido e não achei nada mal!). Neste caso e não percebendo muito de vinhos, muito menos dos Italianos, escolhemos um da região da Toscana, um Santa Cristina. Fomos pela casta, que pelos vistos era Merlot e a minha cara-metade dizia que devia ser bom. Que assim se faça a vontade dela!

 

IMG_6270.JPG

IMG_6271.JPG

 

Os vinhos são mais caros, mas é normal. Nós percebemos. Ponto final. Podemos comprar vinho para levar para casa. Repito, estamos em pleno mercado italiano dentro de um restaurante.

 

Sobremesas... Foi aleatório. Eu considero que tivemos sorte: trouxeram um tiramissú e um doce feito com chocolate de avelã (não me recordo do nome mas a expert de doces com chocolate lá de casa gostou).

 

IMG_6268.JPG

 

Terminámos com café, obviamente, italiano.

 

IMG_6269.JPG

 

De forma geral, foi uma boa primeira impressão deste novo espaço. Obviamente que se paga a qualidade e o facto de os produtos ali consumidos serem importados para vir parar a nosso real palato.

 

A simpatia e prontidão dos que nos receberam é, sem dúvida, uma mais-valia.

 

Não terem grissinis na mesa à nossa espera por ser um restaurante italiano é um ponto muito positivo. Finalmente um espaço grissinis-free.

 

Por todo o conceito especificamente Italiano, vale a pena ir!

 

IMG_6264.JPG

 

Até mais!

 

Vejam também em www.facebook.com/patuscadablog ou www.instagram.com/patuscadablog 

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Favoritos