Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Patuscada

A cozinhar enquanto conto umas histórias e mando umas larachas que não são bem histórias.

Patuscada

A cozinhar enquanto conto umas histórias e mando umas larachas que não são bem histórias.

Um Brinde à Amizade

por Renato, em 26.04.15

iPhone-Fotografia 2015-04-24 21_11_38.jpeg

Inicialmente, quando criei este blog e tal como o nome dava as pistas, pensei que gostaria de fazer uma ode à amizade através das minhas experiências na cozinha apenas enquanto pessoa que gosta de cozinhar.

Ao longo deste tempo fui fazendo isso, ora com amigos, ora comigo e com a minha namorada, ora comigo próprio "forever alone"; entretanto, mais do que o convívio, fui mostrando apenas os cozinhados com aquilo que me serviu de mote para os fazer.

Hoje não vim dar especial atenção aos pratos, vim dar especial foco aos momentos, em que a partilha de boas experiências é feita à mesa, acompanhada por uma boa refeição e por um bom vinho(s)!

iPhone-Fotografia 2015-04-24 21_42_40.jpeg

Um dia disseram-me que os amigos são a família que nós escolhemos (não, não tenho qualquer problema com a minha família, apesar de não a ter escolhido, de facto). Em parte até concordo, apesar de poderem ser só aqueles 5 ou 6 que estão ali sempre à mão de semear, são aqueles nos fazem querer manter no mesmo sítio durante muito tempo ou, em última instância, aqueles que nos fazem retornar ao sítio onde sabemos que seremos sempre bem recebidos, que seremos sempre bem acolhidos, sem olhares constrangedores ou silêncios desconfortáveis. Aqueles 5 ou 6 amigos que estão ali são aqueles que dão continuidade às conversas sem grande lógica, aqueles que conhecem bem a nossa zona do "estou a achar um piadão a isto tudo apesar dessa coisa parva que acabaste de dizer e fazer" e, a zona do "estás a abusar por isso mais vale estares quieto e calado porque isto não vai levar a lado nenhum". A família não tem esta última parte (tendo outras coisas que também fazem falta).

iPhone-Fotografia 2015-04-24 21_27_19.jpeg

Particularmente, calhou-me vir trabalhar para um sítio distante de casa e onde não conhecia gentinha nenhuma; hoje em dia, posso dizer que sair daqui era fazer um sacrifício pelos amigos que aqui fiz até agora. Estes a quem me refiro, são gente de bem e com quem eu gosto de ir para a palhaçada em jantares de tertúlia; com quem conversar, beber um bom vinho e ouvir uma boa música é como comer manteiga com pão; com quem onde já fui às 2h da madrugada ajudar a mudar um pneu do carro porque sabia que fariam o mesmo por mim. Amigos destes são aqueles que se situam na zona do "estás aqui e és importante" e na zona "se me desiludires, isso vai-me custar".  É importante tê-los, é saudável vê-los, é difícil mantê-los e é muito fácil perdê-los por este mega limbo onde se encontram.

iPhone-Fotografia 2015-04-24 21_11_43.jpeg

Pegando no mote da Super Bock, de onde interpreto exactamente o que escrevi, é caso para lhes telefonar, mandar mensagem SMS, facebook ou seja lá o que for. Se não forem aqueles 5 ou 6, qual é a piada disto tudo?

Há dias escolhidos para a família quando está por perto; quando não a temos, podemos sempre festejar estes dias com os amigos que escolhemos e que gostamos de receber cá em casa. Neste jantar, acabei por seguir aquilo que disse no post anterior e fiz um risotto para 4; os patés para as entradas foram feitos em casa; os vinhos tintos Chaminé e Tapada do Barão (contrariando aquilo que alguns dizem de que o vinho utilizado para o risotto deve ser o mesmo que acompanha a refeição!), assim como o Cheesecake de frutos silvestres da Ti Marquinhas foram trazidos porque este foi um jantar partilhado, em todo o sentido que isso pode ter.

iPhone-Fotografia 2015-04-24 21_59_50.jpeg

Assim se compensa aquelas outras coisas que estão longe dos olhos.

Bom domingo!

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Favoritos